Um golpe fatal

mulher-boxe-calorias

 

Antes de lutar boxe ou luta marcial vale a pena procurar um especialista de ouvido, nariz e olho para se informar sobre os riscos e consequências de golpes nesses órgãos. E se você que já pratica os esportes, sofreu algum tipo de lesão e aguarda os sintomas passarem naturalmente, seria importante ouvir a opinião de um médico sobre o caso.

 

De um modo geral, os lutadores entram no ringue para vencer a todo custo. Medem força e trocam bofetadas sem dó. Dependendo da pressão do soco, pode ocorrer a ruptura do tímpano. Golpes violentos também cumprem o seu papel e descolam a retina da úvea, um tecido gelatinoso responsável pela sua nutrição, podendo comprometer a visão. O nariz, por sua vez, quebra constantemente. São comuns também as lesões nos ossos da mandíbula e no zigomático (forma a maça do rosto).

 

Apesar de proteção e treino, tudo pode acontecer num ringue, menos socos na cabeça, que são proibidos se os lutadores não estiverem protegidos. É um cuidado para evitar danos graves no cérebro, que podem ser fatais ou deixar sequelas para o resto da vida dos pugilistas.