Implante coclear para quem desejar ouvir

exameauditivo

A cirurgia do Implante Coclear é mais comum do que se imagina. No mundo, mais de 60 mil pessoas já utilizam o implante coclear. Apesar disso, a solução mais conhecida para se corrigir as perdas de audição é o AASI (aparelho de amplificação sonora individual), que amplifica o som de modo a aliviar a diminuição da audição. O implante coclear é um dispositivo de alta tecnologia que fornece impulsos elétricos dentro do ouvido para a estimulação das fibras neurais, possibilitando a capacidade do usuário de perceber o som.

 

A indicação principal é para crianças que nasceram sem audição e adultos que deixaram de ouvir. Por meio de uma cirurgia no ouvido,  é colocado um dispositivo na cóclea, um órgão do ouvido interno que tem a função de transformar as vibrações sonoras em impulsos nervosos e transmitir informações para o cérebro.

 

O implante deve ser feito quando se é criança, em torno de um ano de idade, período em que se começa a aquisição dos fonemas. Se adiar muito, o acesso à fala fica prejudicado. Há necessidade de se fazer o implante ainda quando se é criança porque a área da fala acaba sendo desenvolvida muito rápido. Desta forma não tem sentido em esperar até a adolescência.

 

Quando o uso de aparelhos auditivos convencionais não são suficientes para melhorar a audição, o implante também pode ser indicado em adultos. Mas é sempre aconselhável consultar um médico especialista para conhecer todas as alternativas caso haja algum caso na família.