Cuidados com o desequilíbrio corporal

severo

 

A Otoneurologia é uma especialidade da Otorrinolaringologia que estuda o sistema auditivo e o sistema vestibular, que contempla o labirinto responsável pelo equilíbrio e pela audição. O médico dessa área faz o diagnóstico e também recomenda o tratamento para o desequilíbrio corporal e os transtornos da audição.Estuda a relação deles com o sistema nervoso para identificar alguma doença que possa prejudicar o equilíbrio corporal.

 

Os sintomas podem ser tontura do tipo giratória (vertigem) ou do tipo que provoca instabilidade, atordoamento e visão embaçada. Eles podem vir acompanhados também de vômitos, náusea, perda auditiva, sudorese, taquicardia, sensação de desmaios e zumbido.Esses transtornossão mais do que suficientes para procurar o especialista e fechar um diagnóstico.

 

Outras doenças e até ouso de certos medicamentos podem afetar também o sistema vestibular, causando tontura e falta de equilíbrio corporal. Embora seja mais raro, a origem dessa tontura também pode ser visual, neurológica ou psicológica.

 

O paciente deve descrever o seu histórico clínico ao médico e passar por alguns exames para investigar se há órgão comprometido, além de identificar a lesão. Dependendo, o tratamento pode reverter o quadro se ainda estiver no seu início. Portanto, ir ao médico especialista logo que sentir os incômodos é a melhor indicação.

Veja o vídeo que a atriz Marieta Severo gravou sobre o assunto!