Cuidado com corpos estranhos

9487-menina-com-brinquedo-de-montar

 

Todo cuidado é pouco com crianças de até cinco anos. Um vacilo pode causar transtornos na saúde delas. É uma missão árdua impedir  os pequenos de introduzirem os mais diversos tipos de objetos no ouvido e nariz, como alimentos, objetos e pequenos animais. As ocorrências podem variar muito, da simples remoção à perfuração do tímpano ou aspiração para o pulmão.

 

Mas para não chegar neste ponto, a criança deve ser levada ao otorrino, médico especialista em ouvido, para diagnosticar e tratar o problema. Nunca tente retirar o corpo estranho, seja ele qual for, por conta própria. Tampouco use cotonete e faça lavagens com água e óleo para remover o objeto. Somente o médico saberá avaliar a forma mais correta de solucionar o caso.

 

A recomendação é manter a criança tranquila respirando pela boca. E para prevenir esses  problemas, evite que as crianças tenham acesso a baterias de relógio, porcas, parafusos, pilhas, botões, tampas de caneta, brinquedos, arroz, feijão, amendoim, milho, papel e pedaços de borracha, entre outros. Esse objetos e alimentos são os mais encontrados no ouvido e nariz dos pequenos.

 

Há casos também de adultos com mais idade, com distúrbios mentais, que também introduzem  corpos estranhos no ouvido e nariz por agirem como crianças. Nessas situações, a orientação é a mesma que a dos pequenos.