Riscos de contrair doenças ocupacionais

problemasrespiratorios

 

Os riscos de contrair doenças ocupacionais dependem muito das condições do ambiente de trabalho. Quando os cuidados não são favoráveis, os colaboradores podem adquirir Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), como a tendinite (inflamação de tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões).

 

Além dessas que são mais recorrentes nas empresas e indústrias, há as doenças, como a asma e asbestose, causadas pelas inalação de partículas, névoas, vapores ou gases nocivos. Trabalhadores expostos a agentes poluentes em minas e refinações de níquel estão sujeitos a desenvolver câncer de traqueia.

 

Atenção redobrada é recomendado nesse caso, pois os sintomas do câncer de traqueia podem ser confundidos com doenças respiratórias. Portanto, quem trabalha numa ocupação de risco e apresenta sintomas como chiado, falta de ar, infecção frequente nas vias aéreas, tosse com sangue, dificuldade de engolir, cansaço e perda de peso, deve procurar um especialista.

 

Por outro lado, o trabalhador que desempenha uma atividade sujeita a uma doença ocupacional deve fazer acompanhamento médico para conferir o estado da garganta, traqueia, laringe, além dos pulmões.