Nariz entupido incomoda mais os bebês

Cold_CHP

 

Se nariz entupido incomoda adultos, imagine, então, os recém-nascidos. A finalidade de respirar pelo nariz é filtrar, umedecer e aquecer o ar inspirado que vai para o pulmão. Mas esse fluxo pode sofrer interferência pela congestão nasal causada pelo inchaço do revestimento do tecido nasal. Interferência que os pequenos também estão sujeitos.

 

Em algumas situações, a congestão nasal é vista como um sintoma natural do pouco tempo de vida dos recém-nascidos, deixando de ganhar a atenção devida. No entanto, nariz entupido pode estar relacionado com processos alérgicos, desvio de septo, falta de amamentação no peito, uso inadequado de chupeta, mamadeira ou chupar dedo. Inclusive, a congestão nasal também interfere na saúde dos ouvidos, na audição, e até mesmo no desenvolvimento da fala, além de prejudicar o sono e causar dores de cabeça.

 

Deixar a congestão nasal se prolongar é permitir que a respiração passe a ser feita pela boca, acarretando doenças que podem ser evitadas ou contornadas se diagnosticadas a tempo por um especialista.