Você acha que cuidar da voz é coisa de artista?

1280482_687788121248737_365321211_n

 

A voz consiste no som produzido pelo ser humano, usando suas pregas vocais para falar, cantar, gargalhar, chorar e gritar. A voz está associada à fala, na realização da comunicação verbal, e pode variar quanto a intensidade, altura e articulação. Independente de ser locutor, cantor, orador, narrador ou outro profissional que utiliza a voz como ferramenta de trabalho, todos nós dependemos de seu perfeito funcionamento.

 

Quando bem cuidada, pode ser usada durante jornadas de trabalho de até 8 horas diárias. Lembramos que o cansaço físico leva ao  cansaço vocal, assim como a saúde geral do indivíduo deve ser levada em conta.

 

Em casos de  rouquidão prolongada, é fundamental consultar um otorrinolaringologista. Mas para prevenir de problemas desenvolvidos no cotidiano, existem alguns programas de treinamento vocal que podem ajudar.

 

Madonna, diva da música mundial. Sylvester Stallone, astro veterano de filmes de ação. Nicole Kidman, atriz ganhadora do Oscar. Ozzy Osborne, lendário vocalista de rock que se apresenta no Brasil em outubro com o Black Sabath. Consegue identificar algo em comum entre essas quatro figuras? Eles usam uma técnica ainda pouco comum no Brasil – a Speech Level Singing (SLS) – que amplia as habilidades vocais e pode trazer benefícios para a autoestima e identidade, mesmo se você não tiver pretensões artísticas.


Quer saber mais sobre a técnica SLS? Clique Aqui