Saiba um pouco mais sobre a dislexia

Dislexia

 

A dislexia é um transtorno genético e hereditário presente em aproximadamente 10% da população mundial, podendo também ser causada pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação.

Esse transtorno se caracteriza pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora; e pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras/palavras ao escrever.

 

A dislexia pode se manifestar de várias maneiras de pessoa para pessoa. Alguns sinais comuns que devem ser pesquisados em crianças mais novas, são:

  • Dificuldade para pronunciar palavras;
  • Não ser capaz de fazer a conexão entre letras e sons;
  • Dificuldade de aprender o alfabeto, números, ou outras importantes listas sequenciais como a os dias da semana;
  • Dificuldade em ver as horas.

 

O diagnóstico de dislexia deve ser feito por uma equipe multidisciplinar formada por Psicopedagogo, Psicólogo, Fonoaudiólogo e se necessário, Neuropediatra, Oftalmologista e ainda um Otorrinolaringologista. O tratamento precoce pode transformar um disléxico num profissional brilhante na fase adulta. Afinal, a dislexia é uma dificuldade que pode ser vencida com tratamento.