Teste seu olfato no evento da ABORL-CCF

942691_565937336771679_1318486230_n

Com o objetivo de conscientizar a população a campanha de 2013 da ABORL-CCF “Ouvido, nariz e garganta: cuide e viva melhor” proporciona a população alguns testes elaborados por médicos otorrinolaringologistas durante os eventos realizados  em algumas cidades do Brasil.

 

O “Jogo dos Aromas”, por exemplo, é um teste em que o público tenta identificar, apenas com o olfato, 10 cheiros diferentes escondidos em uma caixa surpresa. 

Esse teste é importante pois o olfato é fundamental para nossa sobrevivência. Segundo o Ministério da Saúde, a mucosa olfativa corresponde a 90% das sensações gustativas. Além disso, um estudo realizado nos EUA revela que 50% da população norte-americana entre 60 a 85 anos tem distúrbios de olfato.

 

O olfato está diretamente ligado ao paladar e é um grande aliado para evitar perigos  como alimentos estragados, escapes de gás ou presença de fogo. O sentido também é importante nas nossas relações com outras pessoas. Através dos feromônios, o olfato também está relacionado ao despertar de emoções e da memória. 

 

Acompanhe aqui o roteiro da campanha "Ouvido, nariz e garganta: cuide e viva melhor".