Rio de Janeiro recebe campanha para cuidados com ouvido, nariz e garganta

caminhaoaborl

De 17 a 19 de maio, chega ao Rio de Janeiro a campanha “Ouvido, nariz e garganta: cuide e viva melhor”, promovida pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Segundo a entidade, o índice de doenças respiratórias aumenta em 40% no período entre outono e inverno, assim como o número de atendimentos nos centros de saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram ainda que uma em cada sete pessoas sofre com algum tipo de alergia respiratória. Para piorar, cerca de 40% da população mundial apresenta problemas respiratórios durante o sono, como o ronco e a apneia, que podem influenciar nossa disposição, memória, humor, atenção, peso e até na vida sexual.

O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com os ouvidos, nariz e garganta e a importância de consultar um médico Otorrinolaringologista para o diagnóstico e tratamento de doenças que afetam esses órgãos tão importantes do corpo humano. Para isso, a campanha visita com uma carreta personalizada a Praça Tiradentes, a Vila Olímpica e o Parque Quinta da Boa Vista, levando atividades gratuitas que divertem e ensinam mais sobre a saúde, como o “Jogo dos Aromas”, um teste didático de olfato; a medição do volume de celulares e aparelhos de mp3; a aplicação da “Escala de Epworth”, teste que mede o grau de sonolência do indivíduo; o “Questionário de Berlim”, que prevê a possibilidade de apneia do sono; e o “Protocolo QVV”, que avalia a qualidade de vida e voz do visitante.

 

Saúde e interatividade

Além de chamar a atenção do público em geral, a campanha também traz a missão de mobilizar os agentes públicos de saúde para participar de palestras de orientação sobre como prestar o primeiro atendimento aos pacientes do sistema público de saúde. Ministradas pelos médicos Otorrinolaringologistas dentro da carreta personalizada, as palestras abordarão os quatro principais temas da campanha: “Audição e déficit de aprendizado das crianças”; “Sono, produtividade e qualidade de vida”; “Equilíbrio e segurança pessoal na terceira idade”; e “Saúde vocal e trabalho”.

“Acredito que se conseguirmos um engajamento da comunidade otorrino e dos agentes públicos, tanto com sua participação na mídia quanto com sua presença nas palestras, esta iniciativa trará muitos benefícios aos profissionais de saúde de todo o país e à população em geral”, pontuou o também otorrinolaringologista Fabrízio Romano, coordenador nacional da campanha, sobre suas expectativas para o novo projeto.

Além disso, a campanha foca as mídias eletrônicas, como TV, redes sociais e um portal interativo, alcançando todos os públicos e de todas as faixas etárias.