Parque da Sementeira recebe ação para cuidados com ouvido, nariz e garganta!

parque-das-sementeiras

Grande encerramento da campanha alerta a população sergipana para aumento de 40% das doenças respiratórias nesta época do ano

 

Nos dias 26 e 27 de julho, chega a Aracaju (SE) a campanha “Ouvido, nariz e garganta: cuide e viva melhor”, promovida pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Segundo a entidade, o índice de doenças respiratórias aumenta em 40% no período entre outono e inverno, assim como o número de atendimentos nos centros de saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram ainda que uma em cada sete pessoas sofre com algum tipo de alergia respiratória. Para piorar, cerca de 40% da população mundial apresenta problemas respiratórios durante o sono, como o ronco e a apneia, que podem influenciar nossa disposição, memória, humor, atenção, peso e até na vida sexual.

 

O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com os ouvidos, nariz e garganta e a importância de consultar um médico Otorrinolaringologista para o diagnóstico e tratamento de doenças que afetam esses órgãos tão importantes do corpo humano. Para isso, a campanha visita o Parque da Sementeira, em Aracaju, e outras nove capitais brasileiras com uma carreta personalizada, levando atividades gratuitas que divertem e ensinam mais sobre a saúde, como o “Jogo dos Aromas”, um teste didático de olfato; a medição do volume de celulares e aparelhos de mp3; a aplicação da “Escala de Epworth”, teste que mede o grau de sonolência do indivíduo; o “Questionário de Berlim”, que prevê a possibilidade de apneia do sono; e o “Protocolo QVV”, que avalia a qualidade de vida e voz do visitante.

 

“Sentimos a necessidade de criar um projeto que focasse em temas específicos, que transmitisse informações concretas às pessoas e, por isso, optamos por falar de situações do cotidiano que podem trazer impactos para a saúde da população”, diz o otorrinolaringologista Agrício Crespo, presidente da ABORL-CCF. O médico explica que, durante o período entre outono e inverno, o sistema respiratório fica mais vulnerável e a defesa do corpo não funciona como deveria devido às baixas temperaturas. “Tosse, espirros, coriza e mal-estar são sintomas comuns nessa época do ano, mas também podem evidenciar outras doenças respiratórias de razão alérgica, como o caso das rinites. É importante entender também os sinais que distinguem as alergias das doenças respiratórias causadas por vírus, como a gripe”.

 

Abrace esta grande iniciativa! Cuide de sua saúde e viva melhor!

Grande Encerramento da campanha “Ouvido, nariz e garganta: cuide e viva melhor”

Data: 26 e 27 de julho

Horários: Sexta – das 9h às 17h / Sábado – das 9h às 12h

Local: Parque da Sementeira - Avenida Beira Mar, s/n – Boca do Rio